sábado, 5 de maio de 2018

“ESTÁ EM SUAS MÃOS PREVENIR A SEPSE NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE”-Lavagem das mãos
O Dia Mundial de lavagem das mãos que se assinala amanhã, dia 5, celebra-se este ano sob o lema “Está em suas Mãos Prevenir a Sepse na Assistência à Saúde”.
A informação consta num comunicado à imprensa da Organização Mundial de Saúde (OMS), enviado à redação da Agência de Notícias da Guiné.
“O simples ato de lavar as mãos com sabão impede em 40 por cento a incidência de infecções tais como diarreia, gripe, erupções, doenças de pele, dores de garganta, infeções do ouvido e estômago”, lê-se na nota da OMS.

Segundo o documento, muitos fungos e germes se acumulam nas mãos e são facilmente transmitidos à outras pessoas através do aperto de mãos ou utilização comum de utensílios.



A OMS informa que o ato de lavar as mãos fomenta a segurança de pacientes assim como dos profissionais de saúde e de todas as pessoas com as quais se convive dia-a dia.



“Ao nível da saúde, a Sepse é um evento adverso relacionado à assistência que afeta mais de 30 milhões de pacientes anualmente em todo o mundo. Requer ações imperativas de prevenção destes eventos em serviços de saúde”, refere o comunicado.



A Organização Mundial de Saúde incentiva os profissionais que trabalham com os alimentos a tomarem medidas seguras de higiene tendo em conta a campanha de três eixos de intervenção.



Estes três eixos de intervenção, prosseguiu, são a adopção de cinco momentos para higienizar as mãos e prevenir a Sepse em serviços de saúde, adoptar a higiene das mãos como um indicador de qualidade em seu hospital e promoção da higiene das mãos para o controlo de infecção hospitalar.



O comunicado informa que na Guiné-Bissau muitas das vezes as regras de higienização das mãos não são respeitadas nos hospitais devido à falta de equipamentos e em alguns casos por negligência de certos profissionais.



A organização Mundial de Saúde sublinhou que a situação acima referida não é favorável nem para os pacientes, seus familiares e muito menos para os profissionais de saúde e que por isso, a campanha será dirigida tanto para os pacientes assim como para os profissionais de saúde.



“Apesar de melhoria na prestação dos serviços nos estabelecimentos de saúde da Guiné-Bissau, existe ainda muito por fazer, por isso a colaboração do governo, Sociedade Civil, parceiros e a população é extremamente indispensável", refere o documento.

Notabanca; 05.05.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário