terça-feira, 8 de maio de 2018

TRÊS DIAS DE GREVE NA FUNÇÃO PUBLICA A CAMINHO DE LEVANTAMENTO
Governo intensifica as negociações com a UNTG para o efeito do levantamento da greve na Função Pública.
As partes voltaram a sentar-se esta manhã de terça-feira à mesa de diálogo e o ponto decisivo é, a implementação de “reajuste salarial” no aparelho de Estado.
José Alves Té, porta-voz da comissão negocial da organização, admitiu em conferência de imprensa que, se tudo correr bem a greve poderá ser levantada ainda na quarta-feira, dia 09.
Contudo, o sindicalista não quis, avançar com futuras acções da UNTG, caso as partes não cheguem a um entendimento.
Pelo menos, a greve afectou, significativamente os trabalhos no Hospital Nacional Simão Mendes, ressalvando os serviços mínimos.
Ontem verificou-se que alguns pacientes acabaram por procurar clínicas privadas de Bissau, por não terem sido recebidos no maior centro hospitalar do país.
A UNTG decretou a greve de três dias, iniciada ontem para exigir do Governo, entre outros, a aplicação da nova grelha de salários na função pública.
Entretanto, o Primeiro-ministro, Aristides Gomes confessou que a reivindicação dos trabalhadores é justa, mas observa que, o momento não é oportuno.
De sublinhar que o país tem, cerca de trinta e dois mil funcionários púbicos.
O salário mínimo pago aos servidores de Estado é de trinta mil FCFA, o que em líquido representa cerca de 29 mil francos Cfa.
Notabanca; 08.05.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário