sábado, 5 de maio de 2018

DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA CELEBRADO EM BISSAU 
“Não se pode pensar em democracia sem liberdade de imprensa”, diz Secretário-geral do Ministério da comunicação social.
O Secretário-geral do Ministério da Comunicação Social, Rui Nfaque afirmou que não se pode pensar em democracia se os cidadãos não têm direito nem a liberdade de expressar as suas opiniões.

Rui Nfaque falava quinta-feira na conferência organizada pelo Sindicato Nacional de Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social(SINJOTECS) alusiva ao Dia Mundial da liberdade de imprensa, que decorreu sob o lema: “Manter a Vigilância sobre o poder: Media, Justiça e Estado de Direito”.



 Prometeu apoio aos jornalistas na investigação e divulgação das informações, apela aos eventuais lesados por crime de imprensa a recorrerem à instâncias judiciais sem violência, visto que, segundo a lei, todos têm direito à resposta.



Disse acreditar no uso de uma linguagem de reconciliação nacional, de unidade e da aproximação das sensibilidades por  parte da imprensa, nas próximas eleições.



A vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social da Guiné-Bissau (SINJOTECS) ; Fátima Tchuma Camará afirmou que a liberdade de imprensa na Guiné-Bissau está aquém das expectativas e que é impossível pensar nela enquanto os seus profissionais não possuem condições dignas para o exercício da profissão de qualidade reclamado por toda a classe social.



Fátima Tchuma Camará disse ainda que a liberdade de imprensa está  ameaçada devido a interferência estatal nas actividades dos jornalistas, sobretudo nos órgãos públicos, acrescentando que quando é assim não se pode contar com uma democracia sólida e o Estado do Direito.



“Almejamos uma imprensa livre da interferência estatal e de outras fontes do poder, porque queremos prestar um serviço público inclusivo e qualitativo”, afirmou Fatima Tchuma Camará, sustentando que a liberdade, justiça e democracia podem ser alcançados com uma imprensa livre, capaz de informar com rigor, imparcialidade e objetividade.



Por isso, prometeu não poupar esforços na luta pela liberdade de imprensa e por um salário justo e um jornalismo responsável, bem como a utilização de todos os canais legais para que os jornalistas aufiram de um ordenado equivalente ao seu trabalho.



A mesma opinião foi partilhada pelo vice-presidente do Sinjotecs para o Sector Privado, Sabino Santos, tendo avisado que, se a situação de precariedade prevalecer nos órgãos da comunicação social e na vida quase indigna dos seus profissionais, continuará a ser utópico falar da resistência às tentativas do poder político e económico.



“A informação é um direito e todos reclamam por jornalismo sério e independente mas são poucos os que pensam em que circunstancias e condições o jornalismo é exercido”, lamentou Santos ao discursar na cerimónia de encerramento da conferência.



Por isso, disse ser da responsabilidade do Sindicato de jornalistas levar esta preocupação a agenda dos que decidem  e de aqueles que podem ajudar para ultrapassar essa situação.



Sabino Santos reiterou o empenho da organização da classe na luta por um salário justo e um jornalismo responsável.

Notabanca; 05.05.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário