sexta-feira, 4 de maio de 2018

NOVO GOVERNO SUSPENDE GOVERNADORES REGIONAIS 
A nova ministra da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Ester Fernandes, suspendeu todos os governadores regionais ´até novas instruções´, ficando a gestão das 
regiões, transitoriamente, sob a responsabilidade dos secretários regionais.Em despacho a que a Lusa teve hoje acesso, Ester Fernandes sustenta a sua decisão com a necessidade de se imprimir ´um controlo eficaz´ na gestão administrativa loca.
O vice-presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Certório Biote, afirmou que não concorda com a medida, propondo à ministra que a anule ´em nome da coesão do Governo´ e exorta a direção do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) para um diálogo urgente.

O PAIGC e o PRS assinaram na semana passada um acordo que possibilitou a formação do Governo liderado por Aristides Gomes e integrado maioritariamente por figuras indicadas pelos dois partido.

Segundo Biote, o acordo de partilha de pastas no Governo é também extensivo à governação regional, pelo que, notou, o PAIGC estaria a violar o compromisso com as medidas decretadas pela ministra da Administração Territorial, proposta por aquele partido.

O líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, já se tinha referido ao assunto, tendo considerado de curiosas as alegações do PRS, lembrando que no passado aquele partido ´baniu da administração local´ os responsáveis que tinham sido indicados pela sua força política.

Simões Pereira disse que o PAIGC ´está aberto para ouvir as propostas do PRS´ sobre a governação local, mas desde já avisa que é pela indicação de ´pessoas com capacidade e competência´ para as regiões.

Tirando Bissau, que é um setor autónomo, onde é nomeado um presidente da Câmara Municipal, a Guiné-Bissau conta com oito regiões e 36 setores.


Notabanca; 03.04.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário