segunda-feira, 12 de março de 2018

PAIGC REUNE EXTRAORDINARIAMENTE O BUREAU POLÍTICO 
Resoluções Finais 
A 1ª reunião extraordinária do Bureau Político teve lugar no dia 10 de março no Salão Nobre “Amílcar Cabral” da Sede Nacional do PAIGC, sob a presidência do camarada Eng. Cipriano Cassamá, 1º Vice-Presidente, na presença de 80 membros dos 91 convocados com a seguinte ordem-do-dia:
Informações:
Deslocação do Direcção Superior do Partido às Regiões;
Audiência da direcção Superior do Partido com a Aliança da Sociedade Civil;

Sobre a situação dos problemas levantados no Tribunal Regional de Gabú.
Posicionamento do Partido em relação às permanentes interpelações do Ministério Público aos militantes e dirigentes do Partido;
Eleição dos membros do Secretariado Nacional.
O cda. 1º Vice-Presidente do PAIGC pediu um minuto de silêncio para com as vítimas da viatura que se incendiou no trajecto para Bissorã e expressou em nome do Bureau Político a sua preocupação pelas sucessivas ocorrências trágicas em matéria de acidentes rodoviários, apelando as autoridades competentes a assumirem as suas responsabilidades, no sentido de se pôr fim a este caos.
Endereçou as famílias enlutadas os mais respeitosos e sentidos pêsames e condolências em nome da Direcção Nacional do PAIGC, seus dirigentes e militantes.
Seguidamente, o 1º Vice-Presidente do PAIGC, Eng. Cipriano Cassamá fez uma breve introdução aos trabalhos, durante o qual frisou que após a realização do IX Congresso Ordinário, importantes desafios aguardam o Partido, umas transportadas da crise que o PAIGC viveu com os actos de indisciplina perpetrados por alguns dirigentes e militantes, estatuariamente sancionados, bem como de outros que surgirão pelo caminho, razão pela qual os esforços hoje têm que ser redobrados para que as nossas conquistas sejam consolidadas.

O 1º Vice-Presidente do PAIGC chamou a atenção para a necessidade de sacrifícios exigidos pelas actuais circunstâncias, têm que ser consentidos tendo como horizonte as próximas eleições que se avizinham, razão pela qual o PAIGC não deve descansar no conforto das conquistas já alcançadas, havendo necessidade de se evitarem erosões futuras, defendendo o Partido das manobras divisionistas que grassam ao lado dos nossos adversários, sobretudo, vindo da parte dos oriundos das nossas hostes.

Seguidamente, abordou o ponto um da sua agenda dedicado às informações, escutando um resumo sobre a deslocação do Direcção Superior do Partido às Regiões, feito pela camarada 2ª Vice-Presidente do PAIGC, Dra. Maria Odete da Costa Semedo

O 3º Vice-Presidente do Partido, camarada Eng. Califa Seidi, abordou a questão relativa a audiência da direcção Superior do Partido com a Aliança da Sociedade Civil, explicando de forma esclarecida e detalhada as sucessivas manobras engendradas pelo Presidente da República no sentido de inviabilizar o Acordo de Conakry, apesar da aplicação de sanções que estão penalizando os próprios elementos de grupo, com a agravante de tentar à viva força nomear o seu Primeiro-Ministro em plena contradição, quer com o Acordo de Conakry, quer com a própria Constituição guineense.

Em relação à alínea c) do ponto um concernente à situação dos problemas levantados no Tribunal Regional de Gabú, o Bureau Político foi informado detalhadamente quer pelo Advogado do PAIGC, quer pelo Presidente da Comissão Política e Secretário Regional do PAIGC na Região de Gabú, concluindo-se que o problema está bem encaminhado não suscitando problemas de maior.

Em relação ao ponto 2 concernente ao posicionamento do Partido em relação às permanentes interpelações do Ministério Público aos militantes e dirigentes do Partido, as informações prestadas pelo Advogado do PAIGC considera o facto como sendo de pura perseguição política claramente encomendada, porquanto as queixas apresentadas pelo PAIGC ou seus dirigentes são deixadas em estado de puro esquecimento nas gavetas da Procuradoria Geral da República, enquanto que as que são apresentadas contra o PAIGC ou seus dirigentes são accionadas com a máxima celeridade.

O Bureau Político decidiu que a seu devido tempo o PAIGC terá oportunidade, com o devido tempo desmascarar toda esta farsa, pelo que se solidariza com todos os dirigentes e militantes que têm estado a ser importunados pelo Ministério Público, entidade que se esqueceu por completo dos elementos que assaltaram a soldo do dinheiro a Sede Nacional do PAIGC.

No que concerne ao ponto 3 sobre a eleição dos membros do Secretariado Nacional, o camarada Aly Hijazi, Secretário Nacional, apresentou uma proposta de composição do órgão, sendo a mesma, após um longo debate.

No termo destas discussões, o Bureau Político delibera:

Considerar como sendo necessário e imperativo que se respeite a questão do género na composição dos órgãos no seio do Partido;

Implicar a JAAC e a UDEMU nas actividades levadas a cabo pelo Conselho Nacional de Veteranos, bem como nas desenvolvidas pelos Secretariados Regionais;

Reforçar o trabalho em equipa ao nível de todas as estruturas nacionais e regionais do Partido;

Implementar e aplicar todas as acções que favoreçam o diálogo e a crítica e autocritica no seio do Partido;

Manifestar total apoio no cumprimento do Acordo de Conacri e louvar a atitude firme e patriótica da actual Direcção Superior do Partido;

Encorajar a Direcção Superior do Partido em assumir uma maior dinâmica no seio dos Colectivos dos Partidos Democráticos, na defesa plena da liberdade e da democracia;

Felicitar e louvar a digressão efectuada pela Direcção Superior do PAIGC, considerando-a um passo importante e positivo no relançamento estratégico do Partido após o seu IX Congresso Ordinário.

O Bureau Político após escutar pela voz de um Ministro demissionário de um Governo ilegal e que não existe à face da lei, que para além de estar desprovido de competências para assinar acordos, anunciou com pompa e circunstâncias de que colocará à disposição do orçamento para as próximas eleições legislativas cerca de um milhão de dólares.

O Bureau Político relembra aos guineenses e ao Ministro de um Governo que não existe de que os Governos do PAIGC sempre financiaram as eleições, principalmente o de 2012 onde despendeu mais de 50% do total orçamentado.

O Bureau Político lamenta ainda o facto de membros de um governo demissionário e ilegal à nascença, estejam a utilizar uma campanha barata e difamatória na sua tentativa de denegrir e ofuscar os resultados alcançados pelo PAIGC e os seus governos, frutos e consequência da sua experiência e competência.

Tendo em conta estes pressupostos, o Bureau Político recomenda:

A urgente necessidade de nomear um Primeiro-Ministro de acordo com os consensos obtidos em Conakry e consequentemente de um Governo inclusivo, com legitimidade para tomar decisões legais que possibilitem eleições limpas, transparentes e que sejam ainda levadas a cabo no decurso do presente ano.

O Bureau Político aprovou com 80 votos SIM, zero contra e duas abstenções, a composição do novo Secretariado Nacional do PAIGC:

Organização dos Assuntos Políticos e Estratégicos – Camarada Adriano Gomes Ferreira

Administração, Finanças e Assuntos Económicos – Maria de Lurdes Vaz

Assuntos Jurídicos, Parlamentares e de Governação – Carlos Nelson Sanó

Cooperação e Relações Exteriores – Mário Lopes da Rosa

Comunicação, Formação e Documentação – António Óscar Barbosa “Cancan”

Organização Sociopolíticas e dos Assuntos Sociais e Laser – Carlos Nhaté

A 1ª reunião extraordinária do Bureau Político decorreu num ambiente de extrema disciplina e cordialidade.

Feito em Bissau aos 10 dias do mês de março de 2018

O Bureau Político

Sem comentários:

Enviar um comentário