terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

ESCRITOR GUINEENSE LUCIANO PEREIRA LANÇA “A MIGRAÇÃO É O INFERNO NA GLÓRIA”
O Livro do guineense, Luciano Óscar Pereira, “a Migração é o Inferno na Glória”, vai ser lançado a27 deste mês em Bissau.
A obra é um tributo às mulheres e homens da Guiné-Bissau que lutam diariamente por esse mundo fora em busca de um futuro melhor para si e para seus familiares no país que os viu nascer.
Segundo Óscar Pereira, o livro é um retrato dos acontecimentos que se verificam na vida dos imigrantes, nomeadamente os africanos na Europa nas últimas décadas do século 20 e das consequências pesarosas no século vigente.
“A obra debruçou-se sobre muito dos nossos irmãos africanos que perdem a vida na tentativa de atravessar o Atlântico a procura de um futuro melhor, de melhor trabalho, de comida, de uma oportunidade de realizar um sonho, numa terra distante do continente onde nasceram”, explicou Pereira.
Embora reconheça que é muito difícil convencer os cidadãos, sobretudo a juventude, para abandonar a ideia de emigração, devido aos seus riscos, mas, sobretudo, devido à dificuldades  pede uma maior sensibilização.

O autor do livro que nasceu na ilha de Pecixe (Guiné-Bissau), deixou o país há 30 anos a procura de melhor condições na Europa e neste momento vive em Bruxelas, apela aos líderes do continente africano a dar mais oportunidades aos jovens no sentido de reduzir a prática de emigração.

De acordo com ANG, a cerimónia de apresentação do “a Migração é o Inferno na Glória”  terá lugar no próximo dia 27 de Fevereiro , nas instalações do Centro Cultural português em Bissau e cada exemplar custa 10 mil francos CFA, equivalente a 15 euros.

O livro “a Migração é o Inferno na Glória” é um romance, ficção por excelência, que nos alimenta o imaginário designadamente nas passagens reveladoras da riqueza étnica e animista da Guiné-Bissau.

O escritor guineense, Luciano Óscar Pereira, formou-se em Técnicas de Vendas na escola americana Raibow em Carnaxide (Portugal), é também jornalista free lancer, analista da política económica e acção social, também organiza eventos culturais e pratica humorismo.

Notabanca; 20.02.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário